Biografia



Paulo Roberto Pontes, nascido em 28 de fevereiro de 1967, em Magé, no Estado do Rio de Janeiro, filho do pastor Edenin Pontes e da missionária Denir Francisca Pontes. Criado em um lar cristão, frequentando desde criança a Escola Bíblica Dominical onde recebeu a educação complementar dos princípios bíblicos, e acompanhando a mãe para as reuniões de oração. Aos nove anos de idade, foi dirigente do culto volante infantil na residência do Pr. Hélio Borba. Foi batizado por imersão em dezembro de 1978 pelo Pr. Monzéis Andrade. A experiência pentecostal do batismo com o Espírito Santo aconteceu em fevereiro de 1980. Esta primeira fase deu-se na Assembleia de Deus Ministério Alfa, em Imbariê, Duque de Caxias/RJ, liderada pelo Pr. Monzéis Andrade. Constam ainda as orientações dos pastores Abenides, José Pereira e Elizeu Menezes, que na ocasião compunham a direção do ministério. Não se pode esquecer a abnegada irmã Maura, sempre orando e aconselhando.

Por orientação de Deus, em março de 1980, houve a mudança da família para a cidade de Anchieta/ES, e Paulo foi crescendo observando os exemplos e as marcas de homens de Deus como seu pai Pr. Edenin Pontes, Pr. Antônio Dionísio da Silva, Pr. Iolete Pirassununga Ribeiro (In memoriam), Pr. José Luiz de Souza, Pr. Hordalino Militão Machado (In memoriam), Pr. Roque Ferreira Filho (In memoriam), Pr. Arnaldo Candeias, Pr. José Ferreira Filho, Pr. José Bruno, Pr. José Nascimento Costa, Pr. João Fernandes Lordelo, Pr. Sebastião Antônio Lourenço, Pr. Marinelshington da Silva, Pr. Mário Souza, entre outros.

De 1984 a 1988, na AD-Guarapari/ES, liderada pelo Pr. José Luiz de Souza, Paulo e o amigo Odias P. de Souza, atuaram como líderes de mocidade, era o prelúdio de um ministério promissor.

A partir de 1985, Paulo Pontes, como ficou conhecido, participou ativamente da UMADES – União da Mocidade das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo. Foi diretor regional, diretor da área de evangelismo, e secretário, e vice-presidente, atuando nas realizações dos pré-congressos e congressos estaduais e regionais de jovens, e outros eventos afins, sob a liderança do amigo de saudosa memória Pr. Oziel da Silva, e Pr. Geremias José dos Santos.

Em 02 de agosto de 1985, por ocasião do CAPED em Iúna/ES, Paulo Pontes conhece Rosilene, com quem contraiu matrimônio dois anos mais tarde, no templo da Assembleia de Deus em São Torquato, Vila Velha-ES, cuja cerimônia foi celebrada pelo Pr. Arnaldo Candeias. Da união do casal nasceram os filhos Rosielle e Edenin.

Carreira Eclesiástica. Por recomendação do pastor José Luiz de Souza, da Assembleia de Deus em Guarapari, ES, Paulo Pontes foi consagrado para Presbítero em 24 de abril de 1988, o ato solene de consagração aconteceu na Assembleia de Deus em Conceição da Barra e foi realizado pelo Pr. Roque Ferreira Filho, então presidente da CADEESO.
Em 18 de janeiro de 1992, foi consagrado para o ministério de Evangelista, pela Assembleia de Deus de Cobilândia, em Vila Velha, ES, onde atuou como secretário, superintendente da Escola Dominical, e vice-presidente.
Em 24 de julho de 2000, ainda como Evangelista, assumiu interinamente a direção da Assembleia de Deus no bairro Ulisses Guimarães, em Vila Velha-ES; em 06 de março de 2001 consagrado ao ministério Pastoral e em 13 de março de 2001 foi empossado como pastor presidente da referida igreja, onde permaneceu por 15 anos.
Retornou para a Assembleia de Deus de Cobilândia em 30 de junho de 2015; em janeiro de 2017 passou a dirigir a congregação em Castelo Branco, e passou a integrar o quadro da diretoria da igreja como 3º vice-presidente. Atualmente é o 2º vice-presidente, desde março de 2021.

Homenagens:

Em Abril de 1999, a Câmara Municipal de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, presidida pelo Vereador Reginaldo Almeida, de acordo com a Proposição nº 821/99 de iniciativa do Vereador Ozias Nunes Pereira, aprovada na sessão do dia 22/04/1999, confere ao Pr. Paulo Roberto Pontes o Diploma "MOÇÃO DE APLAUSO" pelo esforço em prol do desenvolvimento do povo Vilavelhense.

Em Maio de 1999, a Câmara Municipal de Vila Velha, no Estado do Espírito Santo, de acordo com o Decreto Legislativo nº 1450/99, confere ao Pr. Paulo Roberto Pontes, o TÍTULO DE CIDADÃO VILAVELHENSE em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Município.

Em Maio de 2005, o Ministério da Assembleia de Deus no Aribiri e a Cadeeso (Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros), por ocasião da comemoração dos 80 anos da Assembleia de Deus no Estado do Espírito Santo, confere o diploma de Honra ao Mérito por sua carreira e por suas notáveis contribuições em prol do crescimento do Reino de Deus.

Em Junho de 2009, em comemoração ao Dia do Pastor, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em sessão especial, sendo proponente a Deputada Aparecida Denadai confere ao Pr. Paulo Roberto Pontes um diploma de Honra ao Mérito e uma placa alusiva ao dia do pastor em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à comunidade.

Em Agosto de 2009, a Mesa Diretora da CADEESO e juntamente com a Comissão Organizadora do Cinquentenário da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros, com uma placa alusiva ao evento, parabeniza o Pr. Paulo Roberto Pontes pelos relevantes serviços prestados em prol da referida Convenção.

Em Novembro de 2009, a diretoria nacional da OMEBE - Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior, em sessão solene na cidade de São Paulo-SP, confere ao Pr. Paulo Roberto Pontes o diploma de Honra ao Mérito como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados na divulgação do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, e também na área da educação e na assistência social.

Em Novembro de 2009, a Câmara Municipal de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo, através do Vereador Esmael Almeida, confere ao Pr. Paulo Roberto Pontes o diploma de Honra ao Mérito pela relevante contribuição para o Reino de Deus e na história de 50 anos da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros - CADEESO.

Em Outubro de 2010, o Seminário Teológico IDE, em Vila Velha, ES, confere o diploma de Honra ao Mérito ao Pr. Paulo Pontes, por atuar como docente teológico na instituição.

Em junho de 2011, as Igrejas Evangélicas da 5ª região de Vila Velha, ES, por ocasião do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil, o Pr. Paulo Pontes recebeu certificado como homenagem e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento da causa do Evangelho.

Em Março de 2012, o Seminário Teológico IDE, em Vila Velha, ES, conferiu o Título Honorífico de “Doutor em Teologia” ao Pr. Paulo Pontes, em reconhecimento a seu eminente conhecimento do Evangelho.

Em Maio de 2012, a Instituição Acadêmica de Ensino Científico e Teológico confere ao Pr. Paulo Pontes, o diploma Honoris Causa "Doutor em Teologia Catequética" como reconhecimento à sua Eminente Atividade Catedrática contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e cultural da comunidade evangélica.

Em Junho de 2012, a UOBADERSES (União de Obreiros das Assembleias de Deus da Região Serrana do Estado do Espírito Santo) confere ao Pr. Paulo Pontes o Diploma de Honra ao Mérito por sua carreira e por suas notáveis contribuições em prol do crescimento do Reino de Deus.

Em Junho de 2013, em comemoração ao Dia do Pastor, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em sessão especial, sendo proponente a Deputada Aparecida Denadai, confere Diploma de Honra ao Mérito.

Em Junho de 2014, em comemoração aos 124 anos de Cariacica, ES, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em sessão especial, sendo proponente a Deputada Aparecida Denadai, confere ao Pr. Paulo Roberto Pontes Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento dos relevantes serviços prestados à comunidade como editor da Revista e do Site Seara News.

Em abril de 2018, em comemoração aos 23 anos da Seara News Comunicação, a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, em sessão especial, tendo proponente o deputado estadual Erick Musso, então presidente da Ales, confere ao jornalista Pr. Paulo Roberto Pontes a Comenda João Ferreira de Almeida e Diploma de Honra ao Mérito em reconhecimento ao SEARANEWS.COM.BR, o primeiro portal da internet direcionado ao segmento evangélico no Estado. Veículo que ganhou versão impressa em forma de revista com o mesmo nome.

Em janeiro de 2020, por ocasião do jubileu de diamante da Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros - CADEESO, o Pr. Paulo Pontes, representando a Seara News Comunicação, recebeu homenagem pela atuação no segmento evangélico como comunicador Cristão.

 Em dezembro de 2021, o pastor e jornalista Paulo Pontes foi homenageado pelo vereador Igor Elson B. de Almeida, da Câmara Municipal de Serra, ES, com honra ao mérito pelo trabalho de comunicação social por meio do portal Seara News.

Na CADEESO - Convenção das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo e Outros, o Pr. Paulo Pontes atuou como Secretário Ad-hoc, na gestão do Pr. Roque Ferreira Filho (de saudosa memória); e, nas gestões dos pastores Umberto Batista da Silva, Marinelshington da Silva, e Oscar Domingos de Moura que presidiram a Mesa Diretora da Convenção. Além de participar de duas comissões de reforma estatutária, Paulo Pontes ocupou os seguintes cargos e funções junto à Mesa Diretora da CADEESO:
  • 2000/2001 - Presidente do Conselho Fiscal;
  • 2002/2003 - Secretário Adjunto;
  • 2004/2005 - 1º Secretário, eleito;
  • 2006/2007 - 1º Secretário, reeleito;
  • 2008/2009 - 1º Secretário, reeleito.
  • 2018/2021 - Secretário de Comunicação
Paulo Roberto Pontes é:
  • nascido em Magé, RJ;
  • cidadão Vilavelhense;
  • esposo da Rosilene, pai da Rosielle e do Edenin, sogro do Luan e da Lorrayne, e avô da Ellen, da Eyse e do Pietro;
  • pastor da Assembleia de Deus;
  • autor de 3 livros;
  • doutor em teologia pastoral;
  • doutor honoris causa em teologia catequética pelo Instituto Científico e Teológico;
  • capelão evangélico;
  • professor e coordenador do curso livre de teologia da Faculdade Uniest;
  • orientador teológico e doutrinário da Fateg;
  • empresário, diretor da Seara News Comunicação;
  • jornalista, editor da Revista Seara News e do Portal Seara News;
  • pregador da Palavra de Deus e conferencista;
  • dedicado no ensino bíblico, oferecendo sempre alimento espiritual devidamente dosado às ovelhas do rebanho do Sumo-Pastor;
  • tem recebido convites para ministrar em diversos lugares no Brasil e no exterior;
  • associa-se com outros homens de Deus em prol de uma igreja mais comprometida com Deus e Sua palavra.
Ao único Deus sábio, seja o louvor, a honra, a glória, a majestade e o domínio pelos séculos dos séculos, amém!

[Redação Seara News]

Um comentário: